Curso de Enfermagem em Morros: Tudo sobre

Continua após a publicidade..

Tem interesse em atuar na área da saúde em Morros? Então saiba que o setor de enfermagem é considerado um dos ramos mais buscados por aqueles que querem iniciar nessa área. Por isso, o curso de enfermagem em Morros tem grande fama.

O enfermeiro é um profissional necessário para a área da saúde, pois ele é responsável por organizar, planejar e avaliar os serviços da assistência de enfermagem.

Então, está em busca de um curso de enfermagem em Morros para entrar no mercado de trabalho na área da saúde?

Então fique ciente que dependendo do grau de ensino que optar receber, você pode de atuar como auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem e enfermeiro.

Veja a seguir qual a duração média do curso de enfermagem e o que o aluno pode aprender com ele.

O profissional formado em curso de enfermagem

Curso de enfermagem

O setor da enfermagem é muito visado, pois a profissão em si é de grande importância para toda a área da saúde. Se trata do profissional que tem como uma de suas principais funções identificar as necessidades de cuidados da saúde da população, por exemplo.

É preciso que saiba que essa função está presente em todos os cantos do país, ou seja, está sempre com novas vagas de emprego em setores público, privado, filantrópico e até mesmo de ensino.

O profissional de enfermagem se baseia em cuidar das pessoas e a prestar assistência aos pacientes, portanto, de grande valor para a sociedade.

Curso de enfermagem: duração conhecimentos e disciplinas

O curso de enfermagem tem como um dos seus objetivos preparar o aluno para atuar no mercado de trabalho na área da saúde com ética profissional e perfil humano.

O aluno aprende com o curso a importância de cuidados dos pacientes e a promoção da saúde coletiva e individual. Além disso, obter conhecimento de biologia, fisiologia e imunologia também faz parte da sua formação.

Disciplinas do curso de enfermagem

As matérias, assuntos e conteúdos do curso de enfermagem podem ser diferentes de acordo com a escola que o ofertar.

Mas veja a seguir alguns exemplos de disciplinas que fazem parte da maioria das opções de curso de enfermagem em Morros.

Anatomia Humana 

Essa disciplina é básica para o profissional da enfermagem, pois, com ela, o profissional é capaz de reconhecer os órgãos do corpo, bem como suas funções e muito mais.

Saúde Coletiva

Outra disciplina que é essencial para esse profissional é a saúde coletiva. Com essa matéria, o aluno aprende os tipos de prática de enfermagem, o que incluí o serviço de atendimento, consulta e visita em casa por exemplo.

Mas, não é só isso que a disciplina tem a dar, afinal, nela o aluno aprende mais sobre tarefas administrativas e até gerenciais da sua função. 

Isso porque é possível que ele tenha que lidar com função como líder de equipes e mais.

Farmacologia

A disciplina de farmacologia, na enfermagem, se aplica a aprender sobre substâncias químicas e como elas agem com os sistemas biológicos. Alem disso, também é um foco os estudos sobre remédios nas suas várias partes desde sua origem, propriedade, efeitos e mais.

Nessa disciplina o aluno vai obter conhecimentos sobre vários parâmetros farmacológicos.

O enfermeiro tem como uma de suas funções preparar e administrar os remédios para o paciente, por isso é importante saber a fundo sobre a disciplina antes de entrar no mercado de trabalho.

Gestão em Saúde 

Saber sobre gestão de saúde é ideal na área, pois, com essa disciplina do curso de enfermagem, o aluno é capaz de aprender sobre a gestão e ética nos processos de trabalho de enfermagem.

Além  disso o estudante tem acesso a conhecimentos sobre relações interpessoais em saúde e até mesmo atividades administrativas próprias do cotidiano hospitalar.

Microbiologia 

O objetivo da disciplina de microbiologia no curso de enfermagem é a aprendizagem sobre conhecimentos necessários sobre os microrganismos e a forma como interferem na saúde do ser humano.

 O enfermeiro deve aprender sobre a microbiologia e a atuação dos microrganismos para assim ser possível ajudar a interromper transmissões de doenças que podem vir a ser passadas de um individuo ao outro ou não.

Essa disciplina é bastante importante pois ajuda tanto na prevenção como no tratamento de doenças.

Imunologia

Já a disciplina da imunologia no curso de enfermagem é essencial para que o aluno venha a aprender sobre os conhecimentos voltados aos mecanismos do sistema imunológico do corpo humano e também as condições que podem vir a afetar esse sistema.

São diversas matérias e assuntos que o aluno pode aprender com o curso de enfermagem, veja a seguir, por exemplo, conhecimentos que o aluno pode obter com o curso.

Conhecimentos adquiridos

Algumas disciplinas, como as que citamos acima, são bem comuns, mas você também pode se deparar com outros conteúdos. Muitos mais focados na atuação prática ou em áreas específicas.

Veja a seguir alguns desses conteúdos que você pode aprender ao fazer um curos de enfermagem em Morros:

  • Histologia;
  • enfermagem cirúrgica;
  • farmacológia
  • biossegurança;
  • saúde mental;
  • ética na enfermagem;
  • fisiologia aplicada;
  • saúde do idoso;
  • atendimento pré-hospitalar;
  • enfermagem ginecológica e obstétrica;
  • saúde da criança e do adolescente;
  • fundamentos técnicos da enfermagem;
  • ciências moleculares e celulares;
  • saúde coletiva;
  • práticas de enfermagem na saúde coletiva;
  • gestão em saúde;

Além disso, muitos desses conteúdos são base pra cursos livres de enfermagem. A maioria deles é tão específico que são ótimos pra melhorar ainda mais o perfil profissional.

Quanto tempo dura o curso de enfermagem 

Curso de enfermagem

O tempo de duração do curso de enfermagem de nível superior  é de cinco anos, mais ou menos. Mas existem instituições que optam por dar o curso com de só 4 anos, com tempo de aulas maior por alguns dias da semana.

Com a graduação de enfermagem o aluno pode atuar em todas as atividades previstas pela lei n° 7.498, de 25 de junho de 1986.

Esse profissional além de poder exercer atividades de enfermagem é responsável pela supervisão e o trabalho tanto do técnico como do auxiliar de enfermagem.

Já a média de duração do curso de enfermagem, de nível técnico é bem menor, sua duração aproximada é de dois anos.

Essa duração pode ser diferente de acordo com a instituição de ensino em que deseja estudar.

O profissional desse nível de ensino é chamado de técnico em enfermagem e trabalha com tarefas pouco complexas ou de nível médio. Além disso, é capaz de fazer várias atividades do dia a dia, como coletar materiais para exames e aplicar vacinas.

Já o curso de nível médio de auxiliar de enfermagem tem duração em média de um ano e meio.

Auxiliar o trabalho na enfermaria é uma das principais funções do auxiliar de enfermagem, por exemplo. Ele lida com funções mais limitadas como por exemplo a desinfeção de materiais cirúrgicos e cuidados alimentares e higiênicos de pacientes.

Requisitos pra trabalhar na área 

Curso enfermeiro

Para ser um profissional em enfermagem primeiramente se deve ter o ensino médio completo, dependendo do grau da profissão em que deseja atuar os requisitos podem divergir.

Por exemplo se deseja ser técnico em enfermagem é necessário que tenha no mínimo 18 anos de idade, ensino médio completo e curso de nível técnico.

Entretanto se deseja ser enfermeiro é preciso ter o ensino médio completo, fazer curso de graduação, ou seja de nível superior em uma instituição que seja autoriza pelo MEC.

Já para se tornar auxiliar em enfermagem, deve ter pelo menos 17 anos de idade de modo que o estudante tenha completado 18 na data de conclusão do curso de auxiliar em enfermagem.

O estudante deve possuir ensino médio completo ou estar cursando a partir do segundo ano do ensino médio.

Os profissionais graduados em enfermagem, bem como os técnicos e os auxiliares que possuem diploma de conclusão, precisam perante a lei, de um registro no COREN, para exercerem suas funções.

O conselho regional de enfermagem (COREN) é um órgão de fiscalização que tem como um dos seus principais objetivos a disciplina e fiscalização do cumprimento da lei n° 7.948/86.

Com a lei em vigor o exercício da profissão é feita por profissionais capacitados e legalmente habilitados para trabalhar na área da saúde no setor da enfermagem.

É preciso ressaltar que após cumprir o curso você deve em sua região obter o registro do COREN.

O que faz um profissional com curso de enfermagem?

Como já visto anteriormente o profissional de enfermagem pode atuar em três categorias profissionais, como técnico de enfermagem, auxiliar e enfermeiro.

Os enfermeiros atuam nas áreas da saúde e serviços sociais, veja abaixo algumas das ações e atividades que o profissional faz e deve manter atenção.

  • A implementação de Ações Ligadas a Promoção da Saúde Coletiva;
  • Prestação de Assistência ao Paciente/Cliente;
  • Orientação Para a Participação da Comunidade em Ações Educativas e Saudáveis;
  • Avaliação de Resultados;
  • Coordenação de Serviços Voltados a Enfermagem;
  • Planejamento de Ações de Enfermagem e/ou Perfusão;
  • Avaliação sobre o Desempenho de Pessoal Subordinado e de Pares;
  • Orientação de equipes para o controle de infecções nas unidades de saúde;
  • Realização de consultas de enfermagem;
  • Elaboração de trabalhos técnicos e científicos;
  • Análise de Prontuários;
  • Monitoração de evolução clínica de pacientes;
  • Registros sobre observações, cuidados e procedimentos prestados ao paciente/cliente;
  • Atendimento de pacientes/clientes à domicílio;
  • Participação de trabalhos de equipes multidisciplinares;

O setor da enfermagem é bastante amplo e o profissional formado e que tem em mãos seu registro no COREN, pode trabalhar em hospitais, clínicas, laboratórios de coletas, escolas, asilos e até mesmo Home Care ou seja como uma assistência médica à domicílio.

O mercado de atuação para o profissional de enfermagem pode ser bastante amplo, por isso se formar no curso de enfermagem, traz várias chances de conseguir emprego!

A área é vista como bastante flexível o que dá a possibilidade de o profissional ser capaz de ter muitas oportunidades. Ou seja, você pode ter mais de um emprego se quiser.

É possível conciliar e trabalhar em dois empregos tranquilamente na área da enfermagem e assim ter um salário melhor ainda no fim do mês.

Salário e mercado de trabalho 

De acordo com os dados da pesquisa feita pelo site Salario, a média salarial de um enfermeiro no Brasil está por volta dos R$ 3.437,27 para uma jornada de trabalho de 38 horas semanais.

Já a sua faixa salarial fica por volta dos R$ 3.137,16 para sua média do piso salarial 2021 de acordos coletivos, mas o salário é de R$ 3.158,96 e o teto salarial é de 6.544,99.

Quem tem o curso superior em enfermagem tem também muitas opções de vagas no mercado de trabalho, veja abaixo algumas delas.

  • Enfermeiro Neonatologista;
  • Enfermeiro de Resgate;
  • Profissional Enfermeiro Geral;
  • Enfermeiro de Terapia intensiva;
  • Enfermeiro de Bordo;
  • Profissional Enfermeiro do trabalho;
  • Enfermeiro auditor;
  • Enfermeiro Obstetra;
  • Profissional Enfermeiro Psiquiátrico;
  • Enfermeiro pediatra;
  • Enfermeiro Nefrologista;

O mercado de trabalho para enfermeiros, técnicos em enfermagem e auxiliares está em alta hoje em dia.

Afinal, são várias vagas para diferentes funções e campos no setor da enfermagem.

O recomendado é que o enfermeiro tenha um perfil específico e esteja ciente do campo e área em que deseja atuar.

Isso porque, mesmo com várias vagas de emprego no mercado de trabalho para esse profissional, a concorrência também é bem alta.

Depois de feito o curso, o ideal é que o enfermeiro faça cursos livres e assim se manter sempre atualizado. Além disso, é ótimo para enriquecer seu currículo.

Onde encontrar o curso de enfermagem em Morros

Se identificou com a área e com o curso de enfermagem em Morros e já está pensando em dar início seus estudos? 

Então saiba que têm vários locais que com o curso de enfermagem. Conheça a seguir alguns dos melhores locais para receber seu ensino sobre o setor de enfermagem com qualidade:

  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP);
  • CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA;
  • SENAC;
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG);
  • ESCOLA TÉCNICA DE ENFERMAGEM SANTA RITA;
  • UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA);
  • CRUZEIRO DO SUL (UNICSUL);
  • SENAI;
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC);
  • UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP);

A dica na hora de fazer a sua escolha é, além de ficar de olho na grade curricular, ver quem são os professores. Além disso, também veja se a escola tem laboratório de aulas, pois vai ajudar muito a aprender “como fazer”.

Vários locais com o curso têm até memso clínicas escola, ou seja, um lugar especial para você treinar e aprender na prática.

Curso de enfermagem em Morros: porque é tão procurado?

Como você já viu, são várias os ramos de atuação, mas você já notou como também são muitos os tipos de curso na área?

Isso porque a formação, mesmo o mais ideal sendo o curso superior e técnico, também tem cursos livres.

Além disso, é uma das melhores opções para entrar no mercado de trabalho, pois tem muita opção de curso, vagas etc.

Outro ponto é que com a pandemia, muitos hospitais e clínicas precisam de muita ajuda, por isso, vagas na área é o que não falta.

Com um pouco de esforço você consegue até trabalhar por contrato em prefeituras, no combate à COVID-19. Afinal, muitas delas tem vagas pra quem tem pouca experiência mas que quer ajudar nessa frente.

Não perca a chance, escolha a escola que mais supre o que você precisa e comece já o seu curso de enfermagem!

Gostou do conteúdo? Então deixe o seu comentário!

CategoriasSem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *