O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e isso se estende pra área administrativa também, por isso, um curso de administração em Igaci* é uma boa opção pra entrar na competição com uma vantagem.
Por isso, se você está a fim de conseguir trabalhar nessa área, mas possui muitas dúvidas sobre o curso, então está no lugar certo.
Veja a seguir tudo sobre o curso de administração e a formação dos profissionais dessa área. Assim, você estará por dentro de tudo sobre as principais profissões do setor, salários, onde fazer cursos e quais as melhores opções de formação.
O curso de administração em Igaci*
O mercado de trabalho de Igaci*, assim como todos os outros, é cheio de oportunidades para quem quer seguir na área de administração. Mas isso não significa que conseguir uma vaga no setor administrativo de qualquer empresa seja uma tarefa fácil.
Porém, difícil não é sinônimo de impossível. Uma boa solução é investir na sua formação, assim você estará mais bem preparado para conseguir agarrar a sua chance no mercado de trabalho.
O curso de administração é, portanto, o básico que se deve ter para poder ter um perfil competitivo e ter uma chance boa de conseguir uma ótima oportunidade de trabalho.
Mas, se você já sabe disso e ainda está aqui, lendo este artigo, isso significa que você possui dúvidas a respeito do curso de administração e está em dúvida se vale a pena investir.
Então confira quais as opções mais viáveis de curso de administração em Igaci* e ainda: tudo sobre as principais profissões na área administrativa, quanto você pode ganhar de trabalho e muito mais.
Tipos de curso de administração em Igaci*
Como qualquer outra área de atuação, a área administrativa possui vários tipos de curso que garante uma formação profissional eficiente.
Existem, basicamente, três opções de tipos de curso:
- Cursos livres;
- Cursos técnicos;
- E cursos de nível superior.
Cada tipo de curso na área de administração em Igaci* tem suas próprias características e, além disso, também podem ser ministrados em duas modalidades:
- Cursos presenciais: são as opções de formação em que o aluno aprende in loco, ou seja, estuda os conteúdos em uma sala de aula, com professores e colegas.
- Cursos à distância: nessa modalidade, o estudante aprende através de aulas on-line, geralmente gravadas. É o famoso EaD, que tem ajudado muita gente a se manter ativo mesmo com a necessidade de distanciamento social.
Uma terceira opção tem ganhado muita força: o modelo híbrido de ensino. Nele, o aluno divide seus estudos em modalidade presencial e à distância, mantendo um equilíbrio.
Por exemplo, as aulas e conteúdos do curso são online, mas em alguns dias da semana, ocorrem aulas presenciais para aprender a parte prática do conteúdo.
Vamos ver cada tipo de curso de administração mais de perto?
Curso de administração: cursos livres na área
Os cursos livres são um tipo de formação muito “8 ou 80”. Isso significa que, por exemplo, você pode encontrar um curso básico de administração ou um curso muito específico e aprofundado.
Além disso, esses cursos livres de administração em Igaci* não são regulamentados pelo MEC. Portanto, não existe nenhum consenso de carga horária ou obrigatoriedade de estágio ou aulas práticas.
Aliás, boa parte desses cursos são on-line e muito úteis em algumas situações como o acúmulo de horas pra quem faz faculdade ou para enriquecer o currículo, mas também ajuda muito quem está na dúvida de a área ser mesmo a opção que busca.
Isso porque boa parte desses cursos é completamente de graça, alguns até com o certificado gratuito ou por um valor bem acessível.
O segredo é saber o que exatamente você precisa para então ir atrás de um curso livre. Por exemplo, se você nunca teve contato com a área, mas está pensando em fazer um curso pra tentar, então um curso livre de introdução ao setor administrativo é uma ótima opção.
Assim você vai ver se realmente gosta da área e está pronto para investir em uma formação mais completa, como um curso técnico ou de nível superior, por exemplo.
Curso técnico em Administração
O curso de administração em Igaci* também existe como nível técnico, ou seja, uma formação profissional mais voltada para o trabalho ativo.
Por isso, quase todos os cursos de nível técnico possuem o estágio administrativo como fator obrigatório para se formar e pegar o certificado de conclusão.
O profissional administrativo tem muitas possibilidades de atuação no mercado. No curso Técnico em Administração, o aluno é capacitado a executar atividades administrativas relacionadas aos processos de:
- gestão de pessoas
- operações logísticas
- gestão de materiais e patrimônio
- marketing
- vendas e finanças
- prestação de serviços autônomos, temporários ou efetivos.
Existem várias escolas técnicas em Igaci*, por isso, o ideal é que pesquise bastante antes de escolher o seu curso técnico em administração.
Veja quem são os professores e a grade de conteúdos que você terá acesso, bem como os valores de inscrição, matrícula e mensalidade, afinal cada escola tem o seu preço.
Outro ponto a ficar de olho é na formação de turma de cada curso.
Cursos de nível superior em administração
Já os cursos de nível superior podem ser tanto a graduação em Administração quanto às especializações feitas depois de formado.
Não é obrigatório fazer faculdade para conseguir uma vaga nessa área, aliás, o maior número de vagas de emprego são para profissionais de nível médio.
Mas é notável a diferença entre os salário de quem se formou em curso superior e quem fez apenas o técnico.
Como é a graduação?
O curso de graduação em Administração traz uma mistura de várias disciplinas das Ciências Humanas, além disso também conta com algumas da área das Ciências Exatas, voltadas para a gestão dos recursos materiais, tais como Estatística e Matemática Financeira.
O que o profissional de Administração faz?
Depois de formado em curso de administração, o profissional atua ao gerenciar recursos e pessoas de uma empresa ou negócio.
Por isso, é comum ver pessoas formadas em administração atuando tanto no setor financeiro quanto gerenciando e lidando com talentos que podem ser pequenas equipes ou grandes conglomerados.
Por isso, um bom curso de administração têm na grade curricular conteúdos com o intuito de formar gestores para lidarem, entre outras coisas, com:
- uso de novas tecnologias;
- empreendedorismo;
- aplicação eficaz de técnicas de negociação;
- articulação de pessoas;
- cumprimento de metas;
- e muito mais.
Quais as principais profissões para quem faz curso de administração em Igaci*?
O curso de administração é um dos mais populares do país e por isso a procura é muita, mas porque esse curso é tão famoso?
Porque existem vários setores específicos e possibilidades de ramo para o formado em administração atuar.
Confira os 8 principais!
Administração de empresas
De novo, não é preciso fazer faculdade, mas para conseguir os melhores cargos, um curso superior é bem vindo, ainda mais se você escolher trabalhar na área de administração de empresas.
Existe inclusive curso de administração específico para essa área, pois uma formação mais focada é necessária.
O profissional que trabalha em administração de empresas lida com a rotina administrativa da empresa em que ele trabalha ou, se ele escolher por apreender, do seu próprio negócio.
Faz parte das suas funções, por exemplo, lidar com folha de pagamento, organização, estratégia de mercado e por aí vai.
Administração de esportes
Já parou pra pensar em quem lida com as questões burocráticas e toda a papelada que envolve os esportes, eventos esportivos e times? Pois é, o profissional de administração lida com todos os aspectos administrativos de um time de futebol ou vôlei, por exemplo.
Não é um setor muito visado e talvez por isso seja tão rico em oportunidades, afinal, é um ramo muito rico tanto em vagas quanto em quantia de capital que roda.
Porque o marcado esporte é um mercado muito produtivo, já além dos times esportivos em si, as torcidas e todos os negócios e lojas que rodam nesse setor, precisam de alguém que lide com o aspecto administrativo da coisa.
Setor financeiro
Se engana e muito quem pensa que para trabalhar com finanças precisa fazer faculdade de contabilidade, pois o curso de administração também costuma ser o queridinho para atuar na área de finanças.
Aliás, este também é um setor muito popular, como o de administração de empresas. Certeza que você já pensou em ingressar no mercado de trabalho atuando em bancos, não é?
É muito comum ver pessoas que se formaram por Curso de Administração trabalhando em bancos, além disso, outros negócios desse segmento também contratam muito, é o caso de:
- Seguradoras;
- Negócios de empréstimos;
- Consórcios
- Empresas especializadas
- Escritórios de contabilidade
- Negócios de consultoria e auditoria fiscal,
- Entre outros.
Recursos humanos
Outro setor muito comum para quem faz curso de administração trabalhar é o de recursos humanos. Afinal, toda empresa precisa de profissionais que lidam com o aspecto humano e gestão de pessoal.
Nesse ramo, o profissional trabalha na parte do cuidado, treinamento, seleção e entrevista de emprego, desenvolvimento e muitos outros aspectos do trato com os talentos que compõem uma empresa.
Gestão ambiental e gestão de qualidade
Duas outras áreas muito promissoras, pois ambas são muito importantes para a sobrevivência dos negócios atualmente.
Na gestão ambiental, o profissional com curso de administração cuida de todos os aspectos ambientais ligados à empresa em que ele trabalha. Esse ramo envolve a criação de estratégias de baixo impacto ambiental e portanto, você precisa gostar do lado ambiental e amar a natureza.
Já na gestão de qualidade, o profissional cuida dos processos industriais e do cuidado com a segurança dos colegas de trabalho para, assim, garantir a qualidade final do produto e de todo o processo de produção também.
Curso de administração em Igaci*: valores, salário e duração da formação
Se você está curioso em saber se investir na formação em Administração vale a pena, saiba que o salário médio de um Administrador no Brasil é de R$ 3.672,54.
Fora os valores médios de um curso técnico, que em média custa cerca de R$200, as mensalidades da faculdade de Administração podem variar de R$ 200 a R$ 3.500. No entanto, a maior parte dos cursos situa-se na faixa de R$ 500 até R$ 1.000.
Mas, o curso também está disponível em universidades públicas. Além disso, você pode tentar uma bolsa de estudos pela própria escola ou através do ProUni ou SISU, os programas de bolsas do governo federal.
A duração também muda de acordo com a escola que você escolher. Por exemplo, os cursos técnicos geralmente duram entre 1 ano e 1 ano e meio. Já as graduações são de 4 a 5 anos pra se formar.
No entanto, segundo o site Carreiras: “O curso de Administração é considerado de longa duração, possui o mínimo de 3.000 horas/aulas exigidas pelo Ministério da Educação (MEC). Assim, o curso tem a duração mínima de 4 anos, divididos em 8 semestres.”
No fim, não existe nenhum curso de Administração de nível superior com menos de 4 anos para se formar.
Quais as principais matérias do curso de administração?
Cada curso possui a sua grade de conteúdos, mas, para ser considerado bom, algumas não podem faltar, como:
- Finanças e Orçamentos.
- Materiais, Produção e Logística.
- Mercado e Marketing.
- Planejamento Estratégica.
- Recursos Humanos.
- Responsabilidade Social e Terceiro Setor.
- Serviços.
- Sistemas de Informações.
Além disso, no núcleo básico, que ocupa cerca de 24% da grade, devem estar os seguintes conteúdos:
- Economia;
- Direito;
- Matemática;
- Estatística;
- Contabilidade;
- Filosofia;
- Psicologia;
- Sociologia;
- Informática.
Conclusão
O administrador planeja, organiza, controla e assessora as organizações nas áreas de:
- recursos humanos
- patrimônio
- materiais
- informações
- finanças
- tecnologia, entre outras.
Esse profissional implementa programas e projetos, elabora planejamento organizacional, promove estudos de racionalização e controla o desempenho organizacional. Presta consultoria administrativa a organizações e pessoas.
Por isso, o curso é tão famoso e um dos mais populares do país.
O curso de administração abre muitas portas e o mercado é cheio de oportunidades de trabalho. Por isso, use os conhecimentos que você conseguiu neste artigo e escolha o seu curso para ingressar de vez no mercado de trabalho!